domingo, 10 de abril de 2011

Operações de Áudio Digital

Hoje em dia é possível processar o som digital em qualquer computador. Existem inúmeros programas de edição de áudio que nos permitem fazer isso para todas as aplicações multimédia e obter o resultado final em direntes formatos de acordo com o objectivo pretendido.
Existem 5 operações de Áudio Digital:

• Armazenamento- consiste no armazenar de formatos de alto débito em sistemas de armazenamento magnéticos ou secundários, ou, mais vulgarmente falando, discos rígidos. Por vezes, quando são usados grandes quantidades de áudio digital também são utilizados discos ópticos.

 • Recuperação- esta não é mais que a capacidade de recuperar e reproduzir de forma rápida partes de sequências de áudio digital. Os clips de áudio digital podem ser identificados pela latura em que se iniciam e pela sua duração. A localização de um segmento abrange o mapeamento do instante do início num endereço de segmento, ou seja, num deslocamento contido no próprio áudio. Esse endereço é depois convertido para um outro endereço físico no disco (um processo realizado pelo sistema de ficheiros).

• Edição- As operações principais de edição são o cortar, copiar e inserir segmentos de áudio. Mas estas operações nem sempre são assim tão simples. Imaginemos por exemplo quando inserimos segmentos de áudio noutros segmentos… Por vezes pode originar uma descontinuidade na forma de onda, por outras palavras, ruído. Para o reduzir ou anular são então usadas as técnicas de cross-fade ou as técnicas de edição não destrutivas que mantêm os dados capturados originais e entre outros aspectos determina a ordem pelo qual se devem juntar.

• Filtragem e Aplicação de Efeitos- Estes conferem uma “textura” diferente ás faixas de áudio digital Os mais utilizados são:
-Atraso – adiciona ecos;
-Equalização – enfatiza, reduz e balanceia várias bandas de frequência;


-Normalizar – escala um segmento de modo a que o seu valor de pico não ultrapasse o máximo permitido;
-Redução do ruído – “hiss” ou “hum”;
-Compressão e expansão temporal – aumento ou diminuição da duração sem alteração da tonalidade ou pitch;
-Alteração da tonalidade sem modificação da duração – “pitch shifting”;
-Conversão para estereofónico – dividir uma pista única em duas pistas estereofónicas com conteúdos de áudio diferentes ;
-Aplicação de ambientes acústicos – aplicação da assinatura de um ambiente acústico particular, por exemplo, o eco de uma catedral)
 • Conversão- estas operações consistem basicamente em conversões de um formato para outro. Também é possível modificar os parâmetros de codificação dentro do mesmo formato.

 Tipos de Som: Ruído, Fala, Música e Silêncio

- Ruído
Na generalidade dos casos o ruído é associado ao som ou poluição sonora incomodativa, ou seja um barulho indesejado. O ruído é composto por sons desagradáveis e que por vezes ate se podem tornar perigosos.
No enanto, dentro da música electrónica, existe um definição diferente de ruído: este é associado à percepção acústica de um “chiado” (ruído branco) ou aos “choviscos” ( por exemplo na recepção fraca de um sinal televisivo). Como termo de comparação podemos observar a granulação (quando é visível) de uma fotografia. Essa granulação funciona como o ruído.
Este é também definido como podendo ser um sinal aleatório e por isso importante a relação sinal/ruído na comunicação.
 - Fala
A fala é a forma de comunicar do ser humano e engloba todas as línguas existentes no planeta. A capacidade humana de emitir e articular sons de forma a constituir diferentes padrões, a fala, ou até o cantar, é a forma de comunicação da maior parte dos seres humanos.
Avançando um pouco, com as novas tecnologias já é possível converter um texto em fala usando programas do tipo TTS (Text-To-Speech). Para além disto, os computadores também já conseguem reconhecer a fala humana (speech recognition).
 - Música
Embora seja um conceito complicado de definir, qualquer pessoa consegue ouvindo, identificar se é música ou não. Esta é uma forma de arte que é formada através de uma combinação de diferentes sons e silêncio organizados de uma determinada forma ao longo do tempo.
Na música também podem ser usados o ruído e a fala humana.
 - O silêncio
Quando não há uma propagação de sons ou ruídos significa que estamos perante o silêncio. Este é, por outras palavras, a ausência de som.
Embora que se trate da falta de som, o silêncio também pode ser uma forma de comunicação.

por Miguel Pipe

9 comentários:

  1. DICA DE BOA NOITE ...
    O "olá. boa noite" da apresentadora da InterTV, Erica, na abertura do telejornal, pode ser mais cordial, simpático, amigável.
    Quando se entra na casa de uma pessoa sem pedir licença, temos que ser agradáveis, sorrir ... mesmo que, em seguida, tenhamos que dar uma notícia chata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coisa anda muito mecânica, não só na Tv quanto na Rádio. Uma emissora usa o “tom” para te “convencer” que algo é bom ou não. Induzem telespectadores em uma espécie de lavagem cerebral. Na sua época de telejornal as coisas não eram assim tão politizadas. Era muito jovem, contudo, sempre muito consciente das coisas (na medida de minha maturidade). Meus pais sempre me ensinaram como pensar por mim. Só que isso não é assim com a maioria esmagadora do planeta. Um outro grande problema é quando um jornalista ou radialista mostra sua cara e é “convidado a se retirar” de onde trabalha por sua linha de pensamento não coadunar com a da emissora. Isso é triste porque a liberdade de expressão que a imprensa tanto prega não é usada dentro de casa. Um caso recente foi com o radialista Mauricio Martins, que trabalhava até a semana passada na rádio CBN Rio. Demitido sumariamente, os ouvintes cobraram da rádio explicações para sua demissão. A resposta foi encontrada apenas no blog do radialista (http://blogdomauriciomartins.blogspot.com.br/2013/04/em-busca-de-novas-oportunidades-ou-fui.html). Resumindo: jornalistas (e radialistas) trabalham mal porque não tem talento ou sua opinião vem sendo castrada, tolhida para que se encaixem no perfil da emissora? Profissionais podem ter opinião própria? Será que é isso que vem trazendo infelicidade aos profissionais? Liberdade de expressão deve servir ao profissional - muito acima do “direito” da emissora.

      Excluir
  2. Em 2006, sugeri ao Fantástico uma pauta sobre música. Nâo sei se rolou.
    Chamava a atenção para a decadência, ou, mais radical, a eliminação do romantismo nas letras das músicas brasileiras, romantismo que esteve presente do começo do século 20 até os anos 90 ou até o começo do século 21.

    Trazendo para 2013, não muda muito.
    Isso dá uma tese.

    Primeiro o som da periferia invadiu o barraco da velha classe média e depois a classe média alta e parte da elite resolveram se apoderar do som da ralé, da plebe rude, nas suas raves.
    E a TV Globo, matriz do gosto nacional, logo percebeu, e para não perder audiência nem anunciantes na base da pirâmide, se antecipou e literalmente incorporou o gosto duvidoso aos programas populares de sua grade de programação.

    O romantismo zero e o sexo musical explícito refletem a piora do comportamento social e moral das massas, o desprezo pelos modos educados e respeitosos dos bons tempos nas relações entre pessoas de classes sociais e idades diferentes, distanciando ainda mais as gerações ...
    Também aqui, faltam educação e bons modos.
    Dizia eu, em 2006 : “Não vai demorar muito os jovens pitbóis da classe média alta – a antiga e cambaleante - vão acabar aderindo aos grafiteiros e acrobatas do hip hop nas calçadas de Ipanema...”

    ResponderExcluir
  3. Meu blog esteve parado por muito tempo mas agora vai andar.
    Uma nova dinâmica.
    Vou postar aqui minhas opiniões sobre atualidades, e também opiniões de outras pessoas, principalmente jornalistas, sobre assuntos variados. O objetivo é fazer crescer gradativamente o número de acessos. Um blog atual com um atrativos para o internauta é uma mídia dotada de espaços que podem ser vendidos.
    Neymar nasceu gênio mas vem perdendo a alegria de jogar, está se transformando num jogador comum, desses que pode ser substituído a qualquer tempo. Estou sendo rigoroso demais ? Pode ser. É que estou mal acostumado com o Messi ...
    Passei 15 anos na Globo, reconheço a sua liderança baseada na qualidade mas gostaria que a televisão brasileira tivesse 3 ou 4 grandes redes dividindo a audiência e as verbas publicitárias. Só assim existiriam opções de emprego para quem vive de televisão.

    ResponderExcluir
  4. Leia e medite.

    Logo no começo de “Tropa de Elite 2”, o personagem que faz o agente penitenciário de Bangu 1 – acho que é Fraga seu nome – revela em aula para policiais que existem no Brasil cerca de 400.000 presidiários. Aí ele faz uma conta que dá nó na cabeça.
    Foi um paralelo aparentemente doido entre o crescimento demográfico nas cadeias e no país nos próximos anos. Cotejando os números no passado recente, projetou o futuro, apostando na maior velocidade da expansão do crime e do número de criminosos em relação ao crescimento do número de habitantes.
    Para espanto geral da plateia, eu incluído, prognosticou que em 2050 a população brasileira será de 500 milhões e a de bandidos atrás das grades também será de 500 milhões. Metade dos brasileiros na prisão....
    Cinema é diversão, claro, mas às vezes a verdade que é dita brincando cria apreensão.
    A construção de prisões de segurança média ou máxima vem se transformando em bom negócio para investidores privados, pois o Estado não está abonado para isso.
    Mas pega mal o Brasil virar a meca das prisões privadas por causa da criminalidade dantesca que nos assola

    ResponderExcluir
  5. EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL E A DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES
    A grande interrogação é o pré-sal, o imenso reservatório sob as águas do litoral brasileiro que armazenaria o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo.
    Só no campo de Tupi- pedaço fluminense da Bacia de Santos, a 300 km do litoral, a uma profundidade de 7.000 metros e debaixo de 2.000 metros de sal, haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%.
    Uma parte dos dinossauros, tiranossauros (não confundir com os ínclitos políticos de Brasília proprietários de capitanias hereditárias...), répteis voadores e monstros similares abatidos (provavelmente) por chuvas de meteoros num passado remoto (evento infelizmente não documentado pelas câmeras e microfones da TVSaura...) pode ter sido transformada no petróleo que jaz nas profundezas do mar e da terra.
    Nesse quesito, o Oriente Médio deve ter concentrado a maioria dos ancestrais dos crocodilos, mamutes, elefantes, gorilas, rinocerontes, dragões de Komodo e espécies similares de nossos tempos, pela quantidade e qualidade do óleo que jorra com facilidade, nos poços à flor do chão.
    Se houver dinheiro e tecnologia para tudo e a exploração for um sucesso, em alguns anos o Brasil poderá entrar no ranking das maiores potências mundiais de petróleo e gás. Um Brasil de tropicalsheiks, petroreais, maxidesigualdades ...
    quando o ouro negro brotar do pré-sal, como será a distribuição dos royalties ? Uma outra guerra à vista...
    Países e pessoas ricas transnacionais estão de olho em nós... prontos para dar o bote.
    Depois do petróleo vem a água.
    A posse de terra com água para agricultura, transferida por venda ou arrendamento de comunidades de brasileiros para estrangeiros, silenciosamente, em velocidade cruzeiro, já começa a botar a carinha na mídia.
    É a posse da água, mais que da terra, que motivará as guerras de conquista (ou apropriação indébita de aparência legal) nos próximos anos.
    Leia na internet textos sobre "land grabbing". O G1 publicou um recentemente. Dá medo.

    ResponderExcluir
  6. Você adora, a Som Livre toca ...
    Música e religião nunca estiveram tão juntas... na Globo.
    De uns tempos para cá, a emissora foi pescar ovelhas no redil dos evangélicos, e a música Gospel (me perdoem o cacófato) entrou, vigorosa, no cardápio da Globo.
    Não só a música, alguns fatos religiosos criados por igrejas evangélicas, geralmente grandes espetáculos com públicos imensos, andam frequentando, de vez em quando, os telejornais globais.
    O que é isso ?
    Inteligência. A Globo sempre foi, fundamentalmente, uma casa cristã apostólica romana. Todos os domingos às 6 da manhã, desde 4 de fevereiro de 1968, é rezada a Santa missa num altar montado em estúdio no Jardim Botânico. A inteligência está em reconhecer que, em vez de brigar com a emissora da Universal e correr o risco de ter a audiência boicotada pelos fiéis desta e de outras seitas, é mais racional ser ecumênica e servir os seus produtos para seguidores de todos os credos. O maior país católico do mundo com 200 milhões de habitantes é também o país com a maior presença de seitas evangélicas e pentecostais: são cerca de 30 milhões de fiéis, com forte presença social e poder político no Congresso Nacional.
    A Igreja Universal do Reino de Deus, dona da rede Record de Televisão, disputa fiéis com a Igreja Católica e com as concorrentes, sobretudo as unidades da Assembleia de Deus e as igrejas que compram espaço nas TVs abertas, mais visíveis. Entre essas, as principais são dissidências da Universal.
    Ao “ecumenizar” a grade, o sistema Globo mantém a liderança nos vários segmentos de mercado em que atua e abocanha 70% das verbas da propaganda brasileira. A liderança significa : os anunciantes concentram na Globo a maior parte de suas verbas porque a Globo fala e “vende” para consumidores de todas as religiões. Respeitar a fé ajuda a vender e é dogma na Globo.
    Você adora e a Globo vende...
    Fui pinçar em “Brigas nunca mais”, de Jobim, o fecho dessa croniqueta :
    “Bom é mesmo amar em paz....
    Brigas ... nunca mais...”

    ResponderExcluir
  7. Ola Berto..como sempre seu trabalho é maravilhoso e extremamente profissional.
    Convido aos seus leitores a acessarem também nosso portal em parceria com a RIC .
    Claudia Cozzella
    www.acontececuritiba.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,
      as portas deste blog estão escancaradas para você.
      Apareça. Publique seus textos aqui.
      Berto Filho

      Excluir