quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O TEMPO NÃO PÁRA

Postado por Berto Filho

O tempo é fugidio, escorregadio, incontrolável. Mesmo parado, anda. Areia no interior da ampulheta escorre para o fim do tempo sem fim. O homem marcou e repartiu o tempo em pedaços, em anos luz, anos, meses, horas, dias, minutos, segundos, milionésimos de segundo.

Todos esses pedaços de tempo se entrecruzam no mesmo tempo, de forma ao mesmo tempo anárquica e harmônica.
Fatos, ações, atividades, gestos, atitudes, decisões são realizados em várias partes da Terra ao mesmo tempo pelos diferentes seres. 

Você está sentado numa confortável poltrona na sala de trabalho com ar condicionado, nesse exato momento uma pessoa em Zâmbia está com dores horríveis e rola pelo chão, outra no sertão do Ceará descobre que ganhou a mega-sena sozinha, crianças nascem, moribundos e doentes terminais morrem, flores desabrocham, árvores são derrubadas, matas pegam fogo, aviões pousam e decolam, balas perdidas matam, jovens são promovidos, alguns perdem e outros ganham empregos, homens-bomba explodem, loucos pintam quadros ... e você, mesmo querendo intervir, prever, prevenir, é impotente para impedir o mal e liberar o bem, como se fosse um guarda de trânsito do destino humano, anjo providencial ...     

E a noção espacial de tempo então, que frases sugere ? Você leva tempo para entender o ano luz, esse tempo-espaço que viaja à velocidade da luz, 300.000 km por segundo.

Viajar à velocidade da luz é o novo sonho do homem que tenta ser Deus. Vai levar tempo.

   ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário