domingo, 28 de dezembro de 2014

SÃO PAULO 1943

Os EUA ganharam na lábia (e, quem sabe, pondo a pique navios brasileiros e lascando a culpa em submarinos alemães) o apoio do Brasil ao bloco aliado na Segunda Guerra Mundial. O link abaixo mostra um filme feito por uma produtora americana daquele tempo, designada pelo governo ianque para reforçar os laços de amizade com os países do Hemisfério Sul que resultariam na declaração de ruptura do Brasil com o eixo liderado pela Alemanha e compartilhado por Itália e Japão. 

Para os que gostam de "sentir" o passado de nossos pais, quando éramos crianças (ou nem havíamos ainda nascido), esse é um belo filme sobre São Paulo.

Talvez, vendo as imagens, possamos até imaginá-los passeando no centro da cidade, trabalhando nas tecelagens ou enfermarias, etc.

São 15 minutos, mas vale à pena deixar-se carregar e ver a cidade -- então com pouco mais de 1 milhão de habitantes -, onde muitas coisas estão preservadas até hoje.

Este filme sobre a cidade de São Paulo, feito pelo governo americano, fazia parte do esforço de guerra da época, 1943. É uma peça de propaganda muito bem elaborada para ser divulgada nos EUA de então.

Cabe lembrar, que neste período, o Brasil estava sob a ditadura de Vargas e que, politicamente, o país tendia a se aproximar do fascismo italiano e do nazismo alemão.

Com a entrada dos EUA na guerra, depois de Pearl Harbor, a situação do mundo pendia para o Eixo ROBERTO (Roma, Berlim, Tokio) e os aliados não tinham mais onde obter matérias primas para a indústria de guerra.

A África, Ásia e o Pacífico Sul estavam nas mãos do Eixo. Sobrava o Brasil... e foi assim que o presidente Roosevelt, dos EUA, veio para cá negociar a participação do país do lado aliado.

Coincidência ou não, vários navios mercantes brasileiros foram torpedeados, causando mortes...

À época disseram que a responsabilidade dos ataques cabia aos submarinos alemães, mas há quem diga que a iniciativa partiu dos ianques ou ingleses, cujo intuito seria o de forçar a entrada do Brasil na guerra ao lado dos aliados.

De qualquer maneira, Vargas, sob tremenda pressão popular, declarou guerra contra o Eixo.

A partir de então, os EUA fizeram uma enorme campanha para enaltecer e valorizar os países amigos do Hemisfério Sul, especialmente o Brasil, de onde saiu muita coisa que os aliados precisavam para manter a indústria da guerra funcionando, inclusive bases aeronavais no nordeste, como a de Natal e Fernando de Noronha.
De lá saíram as primeiras invasões aliadas ao Norte da África.

Coube à Marinha de Guerra brasileira a responsabilidade de comboiar os navios mercantes que iam para os EUA ao longo da costa do país. E isso foi feito com poucas perdas para os aliados.

O filme em questão, sobre São Paulo em 1943, insere-se neste período. A cidade e o Estado são mostrados sob uma ótica tipicamente norte-americana, um exemplo clássico de propaganda de esforço de guerra.

Confira..:

http://br.youtube.com/watch?v=InWifglIkQ0

Nenhum comentário:

Postar um comentário