Postado por Berto Filho
O site
http://jazzeoutrasmusicas.blogspot.com.br/2012/01/10-pianistas-do-jazz-contemporaneo.html
hospeda o que chama de os dez maiores pianistas de jazz contemporâneos que têm empurrado o jazz para novas direções. Não tenho nenhuma razão para duvidar da seleção,embora tenha outras preferências.
Aqui vai um dos escalados pelo site, Benny Green, interpretando a consagrada "Taking a Chance On Love".
http://www.youtube.com/watch?v=uf2vXOf2-8s
e, em seguida, a magistral "Golden Flamingo"
http://www.youtube.com/watch?v=VrkmEyMbh6U
Benny Green é um pianista nova-iorquino de hard bop, nascido em 4 de abril de 1963 que foi membro do Messengers Art Blakey Jazz. Tem sido comparado a Bud Powell no seu estilo, e o próprio conta que foi a sua principal influência.
Estudou piano clássico desde os sete anos de idade, e deve a seu pai, que era um saxofonista tenor, o grande interesse que desenvolveu, ainda criança, pelo Jazz.
Benny Green foi "descoberto" por Faye Carroll, e mais tarde, ainda na sua adolescência, tocou num quinteto liderado por Eddie Henderson. Em abril de 1983 juntou-se à banda de Betty Carter, e a partir de 1991 formou o seu próprio trio.
Grava para a Blue Note Records, Telarc International Corporation, e para a holandesa Jazz Criss Cross . Atualmente reside em Berkeley, na Califórnia, onde pratica piano e compõe música para filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário