sábado, 21 de setembro de 2013

VERA BRASIL SE INSPIRA EM DEBUSSY PARA COMPOR "TEMA DO BONECO DE PALHA"

Postado por Berto Filho
Pesquisando na internet, achei a música de Debussy em cujas primeiras notas  minha irmã, a compositora Vera Brasil, se inspirou para compor o “Tema do Boneco de Palha”. Uma parceria astral quase impressentida, tamanha a sutileza da construção  de Debussy reprocessada em outro tom por Vera..  

Ouça, com atenção, os primeiros acordes dessa música ...
Chama-se "The Girl With Flaxen Hair"
http://www.youtube.com/watch?v=Yu4KObwynSc 

Compare com os primeiros acordes do Tema do Boneco de Palha,
na voz aveludada de Ana Lucia (gravação dos anos 60) no link :

Vera sabia garimpar nas minas de notas preciosas dos impressionistas.

O LP abaixo, do selo americano Revelation Records, com Vera no canto e violão, gravado em 1964, recebeu 5 estrelas da revista Down Beat em 1975.

4 comentários:

  1. Impressionante a semelhança dos acordes. Grata de surpresa de saber que Ana Lucia gravou esta música. Ana, que esteve no Carnegie Hall com a turma da bossa nova, era minha companheira de mesa no Flor do Leblon.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Rita Daher postado por Berto Filho em 26/09/2013
    Grande compositora, Vera Brasil guardou por muitos anos um de seus bens mais preciosos: os discos de vinil, que ouvia para matar saudades dos bons tempos, dos festivais, dos amigos, do violão.... Doces bolachas ao cair da tarde! Sem vacilar, ela conseguia tirar a agulha do ponto de repouso e colocá-la no lugar exato onde a música começava. Um brinde a essa mulher talentosa e sensível!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tenho comigo uma gravação caseira de 1963, feita em São Paulo, quando morávamos lá, onde a Vera, uma Cantora (não sei o nome) e alguns amigos se reuniram em nossa casa. Fiquei com esta fita mag muitos anos até que recentemente comprei um gravador de fitas "open reel" usado e digitalizei. Se quiseres esta gravação, entre em contato. Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe a demora. Interessa sim, estou reunindo material sobre a Vera.
      Meu e-mail é bertofilho1@gmail.com.
      A partir da sua mensagem, combinaremos o procedimento.

      Excluir