sábado, 4 de janeiro de 2014

POR QUE O TREM DO CORCOVADO PAROU

Postado por Berto Filho

Como o Globo publicou hoje, ver o colossal Cristo Redentor de perto ficou impossível ou virou um drama de causar arrepios para quem estava a bordo. O trem parou no meio da visita.


Savio Neves, o empreendedor da concessão do Trem do Corcovado, explicou, em um e-mail para mim, o que, na visão dele, está por trás do incidente que colocou o trem nas manchetes de hoje por conta de uma pane que demorou duas horas para ser resolvida. Ninguém se feriu, mas muitos desabafaram seu desespero pela demora da solução em vídeos que podem estar circulando na internet e em matérias que rolam na grande mídia. 

Aqui vai, ipsis literis, o desabafo do empresário.

"Querido Mestre Berto, Obrigado pelo apoio solidario. Infelizmente a mídia é assim mesmo, quer fazer de um fato isolado, mas ruim, uma tempestade. Trabalhamos duro, incansavelmente, para prestar o melhor serviço possível com a atual infra-estrutura disponível:


1. Os trens tem 35 anos de vida. Apesar dos excelentes esforços de conservação e manutenção, sao velhos;

2. A capacidade de transporte dos trens é limitada a 4200 pax/dia;

3. O Alto do Corcovado, onde fica o Monumento ao Cristo Redentor, é uma área bastante diminuta, pequena. Precisamos fazer um grande investimento - R$ 230 milhões - e melhorar toda infra-estrutura que atendia a demanda de um outro Rio, outro Brasil, outro Turismo mundial.

Desde 2005, estou tentando comprar os novos trens, fazer a nova Estação do Cosme Velho, construir um estacionamento bacana no Cosme Velho e revitalizar todo Complexo das Paineiras, com restaurante, bar, estacionamento, etc. Tudo, investimento de R$ 230 milhoes, recursos proprios, 100% privado.

A única iniciativa, destas listadas, que avançou - pouco - foi exatamente Paineiras, investimento de R$ 90 milhões. Ainda assim, a Licitação Pública do ICMBio / MMA, que previa um projeto de revitalização do prédio do antigo Hotel das Paineiras, que está dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental - Parque Nacional da Tijuca e área de influência do tombamento do Monumento ao Cristo Redentor, realizada com a anuência do IPHAN e IAB, teve a obra embargada pelo...ICMBio e IPHAN !?!?!? Piada pronta! O IPHAN e o ICMBio embargaram o projeto deles mesmos! Inacreditável!

O Governo Federal não autorizou que o Concessionário - Trem do Corcovado - fizesse o investimento com toda antecedência, recursos próprios e tecnologia moderna, o que melhoraria significativamente a qualidade do atendimento no Corcovado. Ainda assim, tentamos heroicamente prestar um serviço turístico à altura."

Agora, digo eu : há alguma coisa errada nessa trama que impede o concessionário de investir recursos próprios em um negócio delicado que mexe com o Cristo no ano da Copa em que a cidade do Rio é a menina dos olhos do mundo.
O poder público precisa dar uma satisfação e não deixar o Sávio falando sozinho.

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