sábado, 1 de março de 2014

BUNKER DO JUIZO FINAL

Postado por Berto Filho

As previsões catastróficas do fim do mundo de vez em quando dão uma rasante na mídia, deixando preocupados aqueles que entendem que a Terra não terá fim (e quem garante que teve começo e como foi esse começo ?), apesar de todas as atrocidades e crimes ambientais que o homo sapiens comete todo dia. Crime ambiental deve ser como crime de formação e quadrilha... não dá cana. Bem, deixa pra la. Então, a ideia de um grande bunker ou mega Arca de Noé (voadeira ?) pipoca com frequência na mente de cientistas que querem preservar as espécies para hipotéticas futuras gerações que venham habitar o planeta depois da próxima hecatombe nuclear.

Está na internet esse texto cuja fonte é o site Terra.
Não sei se esse bunker está aceitando vender ingressos antecipados...

Bunker para o dia do juízo final recebe 20 mil novas espécies

Um bunker construído no Ártico “para o dia do juízo final”, conhecido como Doomday Vault, recebeu amostras de mais de 20 mil plantas de cem diferentes nações, segundo informações desta quinta-feira do jornal The Independent. No local, que já tinha armazenadas mais de 800 mil espécies da biodiversidade terrestre, agora também estão protegidas diferentes variedades de cevada japonesa, além do feijão brasileiro, o quiabo vermelho do Tennessee e o tomate-cereja americano.

O Doomsday Vault custou mais de US$ 5 milhões para ser construído. Seu projeto foi criado para proteger as pessoas de guerras nucleares, quedas de asteroides e catástrofes climáticas. O bunker foi cavado em uma ilha da Islândia perto do Pólo Norte e consiste em um túnel de 125 metros no interior de uma montanha.

No local, que possui sistema de refrigeração por ar condicionado, existem três espaços com abóbadas, que são capazes de abrigar até dois bilhões de sementes. Devido à sua localização abaixo do gelo, as sementes seriam preservadas mesmo se toda a energia for cortada.

O termo bunker, que passou a ser usado após a Segunda Guerra Mundial, refere-se a um buraco de, no mínimo, 2 metros de profundidade, feito para manter pessoas a salvo de guerras ou desastres que aconteçam na superfície terrestre. As paredes de um bunker devem ser de concreto armado reforçado com uma malha de vergalhões de aço. 


Agora, é comigo.
O Brasil tem muita terra e bastante espaço para montar alguns bunkers. Mas a construção de um bunker é decisão de segurança de Estado, é segredo, ninguém sabe onde fica. É, mas sempre tem um cara que foi sabotado e resolve abrir o bico.  Aí, é aquela romaria para ver o bunker e, se possível, se mudar para lá no ato. Não esqueça a valorização imobiliária no entorno do buraco da salvação. O preço do m2 vai à estratofera ... Inviável. 

Se este governo decidisse construir um bunker, seria só para salvar os petistas. Quem não for PT e não tiver o cartão do Bolsa Família não entra. Os barrados no baile que se virem. Peguem carona no primeiro foguete que for para a Lua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário