Reproduzo aqui a matéria do Globo sobre o Terraço Cultural edificado pelo ambientalista Ernesto Galiotto. Tive o prazer e a honra de participar da abertura deste centro de artes como apresentador, num sábado elegante com 110 convidados do empresário lotando completamente o espaço.
Ambientalista e fotógrafo cria o mais novo centro cultural de Cabo Frio
Ernesto Galiotto na varanda do Terraço
O Globo
Fotógrafo, empresário e ambientalista autodidata, Ernesto Galiotto inaugurou em 26 de outubro de 2013, com um evento de música erudita de nível internacional, o Terraço Cultural Noris Carmen Galiotto, no centro de Cabo Frio. O espaço, que presta uma homenagem à sua falecida esposa, conta com um acervo de 220 mil imagens aéreas de estados como Rio, São Paulo e Mato Grosso. As fotos foram tiradas durante os voos que Galiotto faz há mais de 30 anos pelo Brasil em seu avião monomotor.
- São fotos de belezas naturais e de crimes ambientais. Imagens requisitadas por jornais e agências. Meu trabalho é de conscientização — diz Galiotto.
Agora, é comigo (Berto).
O empresário também é o responsável pela nova edição, revista e melhorada, de um espaço cultural e ambiental diferenciado, na comunidade do Jacaré, que ele denomina de Centro Social, Cultural e Ambiental da Cidadania do Jacaré, nome de um bairro de Cabo Frio habitado por mais de 20 mil moradores.
O gaúcho Galiotto de Flores da Cunha é assim : aposta na elevação do gosto popular da cidade que adotou. Sua concepção de música vai na contramão do gosto natural do balneário que superlota no reveillon e festas de carnaval. Superlota de turistas da baixada fluminense e de Minas Gerais, ávidos pelos shows de música popular oferecidos pela prefeitura na praia do Forte. Shows povoados de trios elétricos e artistas pop para todos os sabores.
Eu aposto no gosto do Galiotto. Mesmo com tanta gente se esbaldando nos shows populares, regados a cerveja e som barulhento de gosto duvidoso, sempre há espaço para espetáculos que trazem a música dos mestres. Galiotto é pioneiro em música clássica em Cabo Frio : em 1983 trouxe a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, investindo do próprio bolso. Um tremendo sucesso à beira do canal. Mas esse foi apenas o primeiro dos mais de 90 projetos realizados pelo bravo mecenas ao longo dos últimos 40 anos em Cabo Frio.
O Terraço Cultural receberá em 2014 diversos eventos abertos ao público, entre os quais apresentações do Concerto Internacional de Violoncelos, conduzido pelo violoncelista David Chew, previsto para agosto, além de peças de teatro, shows de música de qualidade, lançamentos de filmes e vídeos, e exposições de fotografias e artes plásticas. São 90 lugares sentados confortáveis, ambiente climatizado, com 1 piano Roland e 1 contrabaixo de grife, telão, data-show e uma TV de 60". Ernesto Galiotto, tudo que faz, faz perfeito. Tem pedigree
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário