quarta-feira, 5 de março de 2014

HERANÇA MUSICAL : NEM SEMPRE TAL PAI, TAL FILHO

Postado por Berto Filho

Nem swempre tal pai, tal filho, Tiro por mim.
Sou filho de um grande compositor e pianista, multimidia na era do rádio, mas não consegui seguir sua genialidade.
O amigo, compositor, criador do jequibau e colaborador deste blog, Mario Albanse, nos dá uma rápida lição sobre herança musical começando por Bach.




Johann Sebastian Bach
 
"Assim como os caracteres físicos são transmitidos de pais para filhos, o plasma germinativo transmite também os caracteres psíquicos. A família dos Bach se notabilizou pelo fato daherança musical ter-se manifestado por uma linha ininterrupta de cinco (5) gerações.

Mozart nasceu em um ambiente musical familiar e aos três (3) anos já tocava piano, com quatro, compôs um Concerto para clavicórdio, além de tocar violino sem nunca ter estudado! Algumas famíliasficaram famosas por seus membros serem todos músicos como Mozart, Beethoven e Lizst.

Contudo, e, como contraponto, existe a idiotia musical, também chamada de surdez tonal que atinge pessoas com incapacidade de reagir à música. São indiferentes, não sentem prazer nem compreendem a diversidade de sentimentos que a música gera. Anatole France, Vitor Hugo, Emile Zola, e Napoleão Bonaparte, são exemplos históricos dessa insuficiência."

Nenhum comentário:

Postar um comentário