Ciao, velho cenário !
O texto que segue está baseado numa informação que peguei na coluna Radar Online, da Veja.
Último programa no velho cenário teve audiência abaixo das espectativas
"O Fantástico se despediu ontem do seu cenário velho com mais uma audiência daquelas para esquecer. O programa liderado por Tadeu Schmidt e Renata Vasconcelos alcançou 13,7 pontos segundo a média do Ibope para a Grande São Paulo. A Record chegou muito perto com 10,4 pontos, seguido do programa do Silvio Santos (10) e o Pânico na Band (4,3)."
O Fantástico estreia novo cenário e novo formato no próximo domingo, 27, conforme informei aqui neste blog há alguns dias. Uma sacudida em regra para ver se reconquista o antigo telespectacor que se esparramou pelos concorrentes e conquista novos contingentes nas noites de domingo.
"Outra atração global que teve um ibope ruim ontem foi o Esquenta. O programa de Regina Casé alcançou 7,7 pontos de média no Ibope, a pior marca da sua estreia; a Record ficou logo atrás em segundo com 7,2 pontos."
O telespectador está cada mais mais exigente e sob a tentação de outras experiências e mídias, que lhe tomam cada vez mais tempo e atenção, como os passeios pela internet, disparo e recepção de mensagens pelo Facebook, o celular como máqujna fotográfica e filmadora, etc.
A TV ainda é a rainha, mas os súditos não estão lá muito fiéis. As concorrentes da Globo, como comprovam as pesquisas, vêm avançando em certos horários.
A Globo conta com o reforço da cobertura da Copa, dos acontecimentos correlatos à Copa (manifestações ...) e das eleições, eventos em que a sua máquina tecnológica de enormes recursos e suas geralmente numerosas equipes de profissionais competentes convidam o espectador a manter o controle remoto ligado mais na Globo que nas demais.
Os debates eleitorais, que este ano terão uma importância como jamais tiveram, dependendo do desempenho dos personagens, poderão ser decisivos na tomada de decisão do eleitor, especialmente dos indecisos e dos que pretendem anular o voto ou votar em branco, que ainda são muitos, o que é normal pois estamos a mais de 5 meses das eleições.
A gente sabe quem vai correr o páreo mas é preciso aguardar a formalização das candidaturas pelas convenções dos partidos.
O controle da mente do cidadão para influir nas suas decisões é um eterno desafio de políticos, programadores de TV, anunciantes / fabricantes de produtos de consumo, religiosos, professores, jornalistas, etc. Assim é este mundo onde convivem quase 7 bilhões de terráqueos com interesses altamente conflitantes e cuja grande maioria sofre necessidades quase impossíveis de serem atendidas pelos governos, por mais bem intencionados que sejam.
E não adiante viajar para Marte e dar um adeusinho à Terra.
A viagem é só de ida. Suicídio programado.
Temos que resolver aqui mesmo os nossos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário