sexta-feira, 4 de abril de 2014

BLATTER PASSOU UM CARÃO NO BRASIL

Post de Berto Filho

Fui ao site RFI e arrastei para cá o texto que segue.

O Brasil levou o carão que merece mas não precisava ter que ouvir isso de nenhum estrangeiro, e logo da boca do presidente da FIFA, entidade supranacional que vai ganhar um dinheirão com esta Copa bilionária, caríssima, a mais cara de todos os tempos. Num país de grandes desperdícios com uma economia meio que patinando (11% ao ano de Selic para conter a inflação), onde a saúde e a educação clamam por atenção e humanidade.

Blatter atenua a varada com a afirmação de que jogamos o melhor futebol do mundo. Ele acha que basta isso para não ser crucificado nas manifestações que vêm aí.

Continuamos a ser tratados como um paraíso tropical alegre, sem culpa e sem juízo. Leia.


"O presidente da Fifa, Joseph Blatter, espera que o Brasil organize uma Copa do Mundo 'extraordinária', mas voltou a criticar duramente os atrasos do país na construção dos estádios e outras obras para o Mundial. Segundo Blatter, muitos problemas foram ocasionados pela "inércia" dos brasileiros.


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante entrevista coletiva, em São José, no dia 3 de abril de 2014. Foto: Reuters

 
"O Brasil terá um Mundial extraordinário porque é o país do 'jogo bonito' e que tem atualmente o melhor futebol do mundo", afirmou Blatter em San José, capital da Costa Rica, onde foi prestigiar o Mundial de futebol feminino sub-17.

Apesar da expectativa otimista, o presidente da Fifa voltou a disparar críticas severas sobre o país organizador da Copa. "Em relação aos atrasos, eles se devem à inércia dos brasileiros há vários anos, desde que o país ganhou o direito de sediar a competição. E isso, temos que dizer", declarou Blatter.

"Todos os estádios estão em fase de conclusão, mas não é a primeira vez que devemos deixar tudo pronto nos últimos dias", relativizou Blatter, ao lembrar que o estádio Olímpico de Roma ainda estava em obras 24 horas antes da abertura da Copa de 90.

O presidente da Fifa também criticou os responsáveis pelas obras da Arena do Corinthians, onde um operário morreu no último sábado, após cair de uma altura de 8 metros. "No Brasil, temos problemas em São Paulo com a morte de um operário. Quando se trabalha com uma obra de mais de dois metros de altura, a empreiteira deve garantir a segurança dos trabalhadores. Ela não o fez. É culpa da Fifa?Não, de jeito nenhum", insistiu Blatter.

Estádio será entregue no prazo

O estádio conhecido como Itaquerão vai acolher o jogo de abertura da Copa, no dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia. Na segunda-feira passada (31 de março), as autoridades locais suspenderam as obras de instalação das duas tribunas provisórias, após a morte do operário Fábio Hamilton da Cruz. A Fifa informou que, apesar do incidente, o calendário de entrega do estádio não ficará comprometido.

A previsão dos responsáveis pelas obras é de que a Arena do Corinthians seja entregue à Fifa no dia 15 de abril. O jogo de estreia do estádio está agendado para 17 de maio entre o Corinthians e o Figueirense, válido pelo campeonato brasileiro."


Volto eu : acreditar que todas as obras (incluindo as dos entornos nas cidades sede) ficarão prontas a tempo e que serão deixados legados de valor (promessas de candidato em ano eleitoral...)  é uma questão de fé. De fé de mais ou de fé de menos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário