Post de Berto Filho
José Dirceu Foto : Google
O ex-presidente Lula deu duas enormes derrapadas na entrevista à emissora de TV de Portugal RTP. Uma, que 80% do julgamento do mensalão foi político e apenas 20% jurídico. A outra, quando renegou os amigos que hoje estão presos por causa do mensalão.
A imprensa noticia que o ex-presidente Lula provocou grande mal-estar no governo e no PT ao declarar, nessa entrevista, que os mensaleiros cumprindo pena no presídio da Papuda não são da sua “confiança”. Até porque não é verdade: um dos presos, José Dirceu, por exemplo, exerceu em seu governo o cargo de maior confiança de presidente da República: ministro-chefe da Casa Civil, espécie de “primeiro-ministro”. E foi o "capitão do time" no comando da campanha da reeleição, em 2006.
Um dos mais afetados pela declaração de Lula, segundo fontes do PT, foi o ex-deputado José Genoino, velho amigo do ex-presidente.
Outros velhos amigos, que estão presos e não entregaram o líder, como Delúbio Soares, sentiram-se ofendidos com a afirmação de Lula.
Ao renegar os amigos mensaleiros, Lula dá razão aos que o comparam a Macunaíma, o “herói sem caráter” da obra de Mário de Andrade.
Há uma comparação bíblica que tem pertinência com a atitude de Lula. : Pedro renegou Jesus por 3 vezes.
Quando Jesus disse que todos se escandalizariam por Sua causa, Pedro foi o único que o desmentiu, jurando: “embora todos se escandalizem por tua causa, eu jamais me escandalizarei”.
E Jesus retrucou: “nesta mesma noite, antes do galo cantar, tu me renegarás três vezes”.
Aí Pedro chegou ao acinte (ou desrespeito) de afrontar Jesus: “Ainda que eu deva morrer contigo, não te renegarei”. Mas renegou por 3 vezes, como Jesus profetizara.
Vamos ver se Lula vai revenar os velhos amigos por mais duas vezes...
O ministro do STF Marco Aurélio Mello disse, a respeito, que Lula apresenta um quadro de "distanciamento da realidade". Lula foi ao Hospital Sirio Libanês em São Paulo para tratar de uma labirintite. Será que só agora estamos começando a perceber que o ex-presidente contraiu autismo ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário