Circula na internet que voto nulo ou em branco é deduzido do montante dos votos válidos e beneficia quem está na frente. É um voto que vai para o pacotão de votos de Dilma. Parece ser uma advertência procedente, e é um bom tema para debates políticos.
Como diria o bom amigo Goulart de Andrade, vem comigo.
Os votos em branco ou nulos beneficiam os candidatos que estão à frente nas pesquisas.
Cresce o índice de eleitores que declaram que irão votar nulo ou em branco nas eleições deste ano. Segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, o perfil deste grupo é semelhante ao dos manifestantes de 2013, ou seja, aos que avaliam negativamente o atual governo e reivindicam melhorias. No geral, são pessoas mais escolarizadas, com renda familiar elevada e que vivem em grandes centros urbanos. Formam um grupo que está apático e descrente com a política e que acredita que o voto nulo é uma forma legítima de protestar e dizer nas urnas o quanto estão insatisfeitos. A surpresa e a tristeza pela morte trágica de Eduardo Campos, que estava apontando no horizonte como o melhor de todos, aumenta a frustração.Votar nulo ou branco interessa e beneficia quem está na frente das pesquisas, com possibilidades de ganhar no primeiro turno, já que o voto não irá para os outros candidatos. Assim, os insatisfeitos com o atual governo, votando nulo, estão é, contraditoriamente, votando em sua permanência no poder.
Para facilitar o entendimento, considere um eleitorado de 100 milhões. Ganha a Presidência quem tiver, pelo menos, 50 milhões mais um dos votos. Só que, se 20 milhões forem brancos ou nulos, a soma dos votos válidos cai para 80 milhões –e vencerá no primeiro turno o político que receber, pelo menos, 40 milhões mais um dos apoios. Ou seja, quanto mais votos nulos, menos apoios são necessários para alguém vencer no primeiro turno.
Hoje, quem se beneficia do voto nulo é Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial. Em São Paulo, na disputa de governador, ganha Geraldo Alckmin (PSDB). A petista e o tucano lideram as pesquisas eleitorais.
Então, pense mais e escolha um(a) entre os sobraram e vote para presidente em alguém que lhe pareça o mais idealista e comprometido com a realização dos seus sonhos.
(FONTE:http://
Nenhum comentário:
Postar um comentário