domingo, 16 de fevereiro de 2014

PAULO MONTE SE FOI E DEIXA SAUDADES

Postado por Berto Filho

Paulo fez carreira em grandes veículos da TV e do cinema nacional e internacional / Reprodução Internet

Publico, com o sentimento de pesar, um texto sobre o príncipe dos apresentadores, Paulo Monte, que se foi no dia 13, perto de completar 93 anos, silenciosamente, e esquecido pela mídia, que tanto foi sua parceira nos anos ativos de sua existência. Lamentável que sua partida não tenha sido informada pelos telejornais. Está faltando atenção e gratidão nos veículos pelos seres humanos que ajudaram a engrandecer as comunicações no Brasil com os seus talentos.  

Agradeço a Gerdal José de Paula e a Sonia Monte, viúva do Paulo, pelas informações sobre a carreira do já saudoso homem de TV e do turismo. É tão boa sua experiência de vida na comunicação que até dá vontade de ter experimentado tudo o que ele viveu, de ter estado lá com ele compartilhando aqueles inesquecíveis momentos de glória e de afirmação profissional.  


Aqui vai a coleção de vitórias do grande galã.

Paulo Monte, seguindo vocação artística, dedicou-se ao canto. Começou sua carreira cantando, atuando então, nas rádios Mayrink Veiga, Cruzeiro do Sul e Educadora. Sua especialidade: músicas norte-americanas. Logo após ingressou na orquestra de Carlos Machado participando dos shows dos antigos cassinos da Urca, Icaraí, Copacabana e Atlântico. Fez várias temporadas em Buenos Aires, tendo atuado na rádio Belgrano.

Em 1945 viajou para os Estados Unidos, onde foi contratado pelo Copacabana Night Club de Nova York. Em seguida fez várias tournées com a orquestra dos Lecuona Cuban Boys, visitando 32 cidades norte-americanas. Desta feita divulgando a música popular brasileira.
Em 1946, cantando e apresentando shows, permaneceu durante oito meses nas cidades do México e Acapulco.
Em 1947 retornou aos Estados Unidos fixando-se na Califórnia, na cidade de Los Angeles. Ingressou na UCLA (University of Califórnia Letter and Arts) fazendo um curso de arte dramática com a famosa atriz russa Maria Ouspenkaya. Completou o curso de fonética da língua inglesa na mesma universidade.


ESTADOS UNIDOS
Cinema

Em Hollywood participou dos seguintes filmes:
Road to Marroco, Road to Rio (Paramount)
The Indian (Republic Pictures)

Thrill of Brasil (Columbia Pictures)
Song of the thin man (Metro Goldwynn Mayer)

We were strangers ¨Resgate de Sangue¨(Columbia Pictures)

Contratos com Columbia Pictures, Paramount e Metro.
Estágio na CBS (Columbia Broadcasting System) rádio e televisão.

Teatro

Em Nova York (Broadway) - peça Diamond Lil.

BRASIL
Cinema
Sai de baixo (Herbert Richers)
Gigante de Pedra (São Paulo)

Teatro – papéis principais
Helena fechou a porta
A morte do caixeiro viajante
Papai Lebonard
O diálogo das Carmelitas
Aconteceu naquela noite
É preciso viver
Sabrina
A rainha do ferro velho
Timbirá
Um deus dormiu lá em casa
Duelo de amor
Brasileiros em Nova York

Rádio – produção, script e locução
Assim é Hollywood (rádio Jornal do Brasil)
Rodando com a música (rádio Eldorado)
Quem manda é o cliente (rádio Eldorado)
Sinceramente seu (rádio Eldorado)

TelevisãoIntegrou de 1956 a 1958 o elenco do teatro Moinho de Ouro na  TV Rio - canal 13

Em 1959 inaugurou a TV Continental - canal 9 – na qualidade de ator, produtor, escritor e apresentador.

Programas: Manoel de Nóbrega

Tele teatro continental
O câmera se diverte

Em 1960 transferiu-se para a TV Tupy – canal 6 - no qual apresentou artistas internacionais como: Les Paul e Mary Ford, Dorothy Dandridge, Julie London e Sammy Davis Jr. Apresentou o programa Qual é o assunto? Produziu e apresentou Onde está o erro?

Em 1961 foi eleito pelo O Globo, Radiolândia e Cinelândia e rádio Globo: o melhor animador do ano, produzindo e apresentando nos canais 6 e 13 os seguintes programas: A grande canastra Royal, Sua majestade o cartaz e É pra cabeça

Em 1962 apresentou na TV Rio – canal 13 – o programa Estampas Eucalol.

Produziu e apresentou o programa Cheque Mate Matinal.

Em 1963/64 produziu e apresentou na TV Excelsior de São Paulo o programa infantil Brincando na Floresta. Na TV Excelsior do Rio o programa Bambino. Na TV Tupi apresentou os programas diurnos Cássio Muniz e Ultralar.
Concomitantemente pertenceu ao quadro de funcionários da Itapetininga Propaganda - departamento de rádio e televisão.

Em 1965 inaugurou a TV Globo – canal 4 – sendo contratado na qualidade de apresentador, ator e produtor.

Programas em que atuou como apresentador:
Festa em casa, Os maiores espetáculos do Globo, Terra de nossa gente, Entrevistas políticas e Bairro Feliz.

Novelas em que atou como ator:
Um rosto de mulher e Amargo verão

Criador do programa ¨Tele-cace¨, obra beneficente de Dona Stela Marinho.

Em 1967 viajou aos Estados Unidos para atualização e ampliação de conhecimentos dos meios de propaganda, na rádio e tv americana.

Na TV Tupi apresentou, produziu e dirigiu os seguintes programas:

Programa Paulo Monte, Notas e notas, O contador de estórias e Torneio Inter colegial.

Em 1968 produziu e apresentou na TV Rio o programa: Toque para Ganhar.

Em 1970 apresentou, produziu e dirigiu na TV Rio o programa: Cidade em ritmo. Nesse programa lançou o concurso: O Brasil é assim, com a colaboração da Assessoria Especial de relações públicas da presidência da república no estado da Guanabara e do jornal Última Hora.

Em janeiro de 1971 criou a série de programas para a TV.  ¨Qual é o problema?¨ focalizando problemas integrados ao interesse popular. Transmitido pela TV Rio, às sextas-feiras, no horário das 23 horas, alcançou ampla receptividade do público telespectador.

Dublagem: Trabalhou durante vários anos dublando filmes americanos para a Cine Castro.

Em 1973 foi relações públicas da Riotur.
Em 1974 recebeu o Diploma de Consultor Técnico de turismo do Estado do Rio de Janeiro, outorgado pela RIOTUR (presidente Victor Pinheiro) e FLUMITUR (presidente Pedro Affonso Mibieli de Carvalho).

De 1983 a 1990 foi relações públicas da Linhas aéreas Suíças (SWISSAIR). Nesta empresa recebeu, em 1987, em Zurique, o prêmio de Melhor relações públicas do mundo, entre os 35 relações públicas da SWISSAIR espalhados pelo mundo. Vale destacar, também, que foi a primeira vez em que a empresa conferiu esse prêmio.

De 1984 a 1986 foi assessor chefe da Assessoria de Comunicação da RIOTUR.
De 1984 a 1986 foi presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, reeleito para 1986/88.


SHOW DE TURISMO - JUBILEU DE PRATA
Em 1971 lançou, na antiga TV Rio, o programa SHOW DE TURISMO, divulgando o que há de mais significativo no turismo nacional e internacional. Em janeiro de 1978, SHOW DE TURISMO estreou na TV Bandeirantes – canal 7 – onde no dia 8 de julho de 1996 comemorou o recorde de 25 anos de apresentações ininterruptas. SHOW DE TURISMO, programa pioneiro e único no gênero a atingir essa longevidade na televisão brasileira.

VIDEO

videos de Show de Turismo
http://youtu.be/LU7YXl11Ins
http://youtu.be/jT4VoIDnOvQ

Estou voltando : só para dizer que eu gostava muito do Paulo, pena que não o conheci pessoalmente. 
 
 
 

3 comentários:

  1. Hoje pela manhã, 2ªf de Carnaval, vendo o telejornal entrevistas com turistas decepsionados com um mar de lixo pela cidade do Rio, e a extorsão exercida pelas autoridades sobre os transeuntes que infelizmente não encontrar banheiros públicos a disposição e urinaram na rua e foram autuados e forçados a pagar uma multa de mais de R$150,00 cada. Me lembrei do magnífico Paulo Monte conduzindo o inigualavel Show de Turismo ao som de THE GIRL FROM PARAMARIBO. Ele era um gantleman. Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Berto, o mais incrível é que provavelmente você é a única - ou uma das únicas - fontes de alimentação desta informação. Durante muito tempo pesquisei sobre o Paulo Monte, nunca achei nada. Parabéns totais. Bom, você também é outro gigante da comunicação, de outros tempos, nada a ver com esse mercantilismo chinfrim e descartável que somos agora obrigados a ver diariamente - e onde os descartadores de hoje serão os descartados de amanhã. Algo precisava ser feito para preservar a memória do Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Neste sábado me lembrei do seu programa e ao clicar o seu nome soube que tinha falecido em 2014. Viveu muito e de forma vitoriosa e brilhante. O seu programa me incentivou a viajar sempre. Saudades

    ResponderExcluir