quinta-feira, 12 de junho de 2014

VISÕES DA COPA E DO AMBIENTE EM VOLTA

Post de Berto Filho

É hoje. A seleção canarinho começa a jornada rumo ao Hexa. Boa sorte, Felipão e jogadores.


O jornalista Toninho Cajuru vaticinou em 2010 que estaria tudo arrumado para o Brasil ser o campeão de 2014, que os juizes vão dar uma mãozinha, que fatores extra-campo teriam peso de 60% nos resultados das partidas e que caberia aos jogadores fazer os 40% que lhes cabem. O Cajuru é um jornalista de opiniões duras que costuma trabalhar com a verdade, mas é difícil crer no que ele afirmou ao reporter Roberto Cabrini, do SBT. Eu vou torcer pelo Brasil acreditando que os jogadores, se sabem dessa tramoia, vão ignorar o "trato" que não foi assinado por eles. Onde será que o Cajuru ouviou essa conversa ? 
Como exorta o Felipão, vamos juntos. É a nossa Copa.

Mas, não custa nada observar atentamente as marcações dos árbitros dos jogos do Brasil.  A começar pelo japonês de hoje.

A TURMA DO CONTRA
A turma do não vai ter Copa - black blocs - andou esbarrando hoje na PM de São Paulo perto do Itaqurão, e duas jornalistas estrangeiras, da CNN, acabaram feridas, além de um funcionário do SBT. As imagens foram para o mundo todo ao vivo, sem edição, e agora não tem volta. A notícia ruim prevalece sobre a boa, o carcará ("pega, mata e come !") é mais valorizado que o poético sabiá nas redações do planeta. Outra observação : as TVs que não vão transmitir a Copa querem herdar a taudiência da turma do contra para arrumar uns pontinhos erráticos em seus ibopes.

NEYMAR SOBRECARREGADO
Estão pondo nos ombros do Neymar a perigosíssima responsabilidade de ser o heroi da Copa. É um ótimo jogador mas futebol  é esporte coletivo. Um jogador não ganha nada sozinho.

ESTÁDIOS MULTIUSO ?
Será que eu ouvi mal ? Dilma garantiu na sua fala de ontem, que pode ser interpretada como propaganda de campanha, que o governo dobrou a capacidade dos aeroportos, os estádios estão prontos e todos são ou serão multiuso.
Tudo o que é falado assim num discurso genérico parece não ter compromisso com a realidade pois não pode ser imediatamente comprovado. As emissoras de TV poderiam reservar espaços em suas reportagens para mostrar cada um dos estádios por dentro para comprovar se o que Dilma disse está correto ou se é apenas uma intenção para ser concretizada depois da Copa ou no dia de São Nunca.  Dizem que 170 mil pessoas foram removidas para o erguimento das arenas nas 12 cidades. Para onde elas vão ou foram ? O exército do MSST está engrossando.

Aliás, lembro a erradicação do Museu do Indio que ficava no entorno do Maraca. Para onde foram cacique, morubixabas e os índios sem patente ?  Será que estão fundando o MISST, Movimento Indígena dos Trabalhadores Sem Teto ?...  Ou eles serão acomodados em ocas na reserva da Raposa do Sol, em Roraima, onde dorme a maior jazida do mundo de nióbio ?

Força, Brasil. Joga bola, faz gol, dá show, leva a Taça no mérito !

Nenhum comentário:

Postar um comentário