sábado, 12 de abril de 2014

ACREDITE SE QUISER : UM BEBÊ FOI ACUSADO DE ASSASSINATO

Post de Berto Filho

Não acreditei quando li pela primeira vez. Tive que dar um beliscão em mim mesmo para sentir que não era miragem de deserto nem pesadelo. Um bebê de 9 meses acusado de assassinato no Paquistão !  A Justiça retirou a acusação e nem poderia ser diferentes, a menos que tivesse enlouquecido. O delegado estava ali cumprindo o seu papel, mas deveria ter imaginado que ficaria muito mal na fita.

Depois, com calma, mas ainda terrificado, li a matéria. Coitado desse bebê, mal largou a chupeta, o cueiro e as fraldas e já é acusado de tamanha crueldade... mas que crueldade é essa ?

O bebê Mohammed e outros doze membros de sua família foram acusados da tentativa de homicídio de um policial. É... o bebê também !  A família estava envolvida em um confronto entre moradores, de um lado, e funcionários de uma empresa de gás, do outro. A polícia interveio para acabar com a briga, mas um policial acabou morto após levar uma facada,

Será que o bebê estava com a faca? Ria para não chorar...

Isso poderia ter acontecido em qualquer comunidade da periferia ou cidadezinha do interior do Brasil. Se acontecer, senhor delegado, não vai atrás do seu colega do Paquistão.


Bebê acusado de assassinato é inocentado no Paquistão


Criança de nove meses chegou até a ter suas digitais retiradas pela polícia local

Chorando como qualquer bebê, Mohammed Moussa Khan, de nove meses, tem suas digitais gravadas pela polícia paquistanesa (AP)


A retirada das digitais do bebê, naturalmente contra a vontade dele e da família, nunca será esquecida, deve ter sido bem pior do que tomar injeção. Dificilmente vai sair de sua memória. O mal já foi feito. Esse caso deveria ser acompanhado pela mídia porque é emblemático, um exemplo a não ser seguido por delegacia nenhuma.

Será que, quando conhecer as primeira letras, der os primeiros passos e manifestar seus primeiros sentimentos, vai entender o que aconteceu e por que foi acusado de assassinato ? 

O bebê foi para a audiência nos braços do seu avô. A denúncia contra ele foi retirada - seria um absurdo se não fosse - mas mantida contra a família.

O caso provocou um debate sobre o funcionamento do sistema judiciário no país. Se ocorresse no Brasil, também causaria comoção e estupefação geral. As televisões veicularam as imagens da criança chorando enquanto eram recolhidas suas impressões digitais.

A polícia abriu uma investigação interna para determinar por que o menor foi acusado junto com o resto de seus familiares.

Afinal, por que o bebê foi acusado se ele não tinha nada a ver com isso ?

Cada vez entendo menos a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário