terça-feira, 20 de maio de 2014

BAÍA DE GUANABARA : AINDA LONGE DO SONHO OLÍMPICO

Post de Berto Filho



Torço muito para que o chamado plano B do COI (Comitê Olímpico Internacional) de fazer as Olimpíadas de novo em Londres seja oficialmente abandonado e para as Olimpíadas do Rio darem certo. É fundamental para a autoestima do carioca. E fico muito preocupado com as notícias negativas que vêm do exterior, manchando a imagem do Rio, cidade que amo.

Mas o que fazer ?

Agora, o alvo (do New York Times) é a conhecida e degradante poluição da Baía de Guanabara. Serão necessárias centenas de barcos especiais de coleta de lixo para limpar, em tempo récord, a sujeira acumulada durante anos de insensata destinação final do lixo doméstico e industrial nos afluentes que deságuam na baía,

fora o óleo derramado e a lixarada orgânica despejada criminosamente por navios de várias bandeiras.

O Rio tem a obrigação moral de não dar vexame olímpico como está acontecendo nas cidades da Copa, e eu, que conheço de perto os gestores do Rio, sei o quanto estão comprometidos em comprovar para o mundo que as Olimpíadas do Rio vão ser um sucesso e que as competições naúticas previstas podem (e vão ser, se Deus quiser) realizadas na Baía de Guanabara, onde hoje isso é impossíveol, como mostram os links abaixo..

É um desafio especial para o prefeito Eduardo Paes, que vai deixar o cargo exatamente em 31 de dezembro de 2016 depois das Olimpíadas. O candidato de Paes à sua sucessão, lançado no último domingo, 18, em um churrasco muito concorrido no Clube Marapendi, na Barra, é o deputado federal e ex-Chefe da Casa Civil da Prefeitura, Pedro Paulo Teixeira. Pedro Paulo também pôs a mão na massa na gestão de Paes, e ambos têm todo o interesse em não só limpar a Baía como tirar o atraso de todas as obras para que o Rio não sinta vergonha e sim orgulho, de sediar as Olimpíadas.

Segue os links:
http://www.nytimes.com/2014/05/19/world/americas/memo-to-olympic-sailors-in-rio-dont-touch-the-water.html?_r=0


Vídeo:http://nyti.ms/1jd6JRK

Nenhum comentário:

Postar um comentário