Post de Berto Filho
Não sou do ramo, não sei avaliar a utilidade desta informação para o meu público,. Se um de vocês sabe mexer com isso, por gentileza comente no campo deste assunto no meu blog, pode ser útil para todos.
Essa é para quem tem iPhone com iOS 7 instalado: talvez você não saiba, mas seu aparelho tem um registro exato dos locais que você visitou no último mês. Ele sabe que lugares virtuais você visitou, quantas vezes e por quanto tempo você permaneceu por lá.
Isso faz parte de um recurso de localização do sistema que, como explica a Apple, aprende quais são os lugares importantes para o usuário.
"Esses dados serão mantidos somente no seu dispositivo e não serão enviados à Apple sem o seu consentimento. Eles serão usados para fornecer a você serviços personalizados, tais como rotas de trânsito preditivas", explica a empresa em seu site.
Quem chamou a atenção para isso foi o BuzzFeed, que deu um passo a passo para chegar (e, se quiser, desabilitar) a essa funcionalidade.
Vá em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização. Então role até o final e acesse Serviços do Sistema, onde encontrará Locais Frequentes. Ao clicar no histórico, você verá todos os registros de atividade; basta escolher qualquer endereço e você encontrará os horários exatos de permanência.
Para cancelar a coleta constante de dados, basta desabilitar as funções Locais Frequentes eMelhorar Mapas (se já estiverem desativadas, você não conseguirá ver o histórico). Ao fazer isso, porém, tenha em mente o que diz a Apple sobre por que o iPhone recolhe essas informações: fornecer serviços personalizados.
Vale lembrar que o Android também faz isso, salvando um histórico de localização de quem usa o Google Now pelos mesmos motivos do iPhone. Saiba mais clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário