sexta-feira, 30 de maio de 2014

UM POUCO DE TUDO E MAIS : .JOAQUIM BARBOSA, LULA E MALUF

Post de Berto Filho

Eu estava começando a digitar um texto sobre coisas pontuais que me incomodam ou que repercutiram nas últimas horas em minha memória. Me perdoem a salada.


O Carlos Nascimento podia baixar o tom de sua leitura, muito agressiva, no Jornal do SBT. Vai soar melhor.

Você consome as delícias da Seara anunciadas pela Fátima Bernardes ou prefere a Fátima como era antes, na bancada do JN "vendendo" a verdade da notícia ?

Galvão Bueno seria hoje o maior salário da Globo :  R$ 5 milhõs por mês. Quase duas vezes o do Faustão.
E você, gosta da voz do Galvão Bueno e do seu jeito de narrar ou vai mudar de canal ?

A Copa no Brasil motivou as agências de propaganda a criar anúncios em tom de narração de futebol, geralmente terminando em gritos de gol orgásmicos. Uma enxurrada de comerciais futebolísticos invade os intervalos comerciais de todos os canais de uma forma tão estridente que nos convida a usar o controle remoto. Mas aí cai no mesmo anúncio em outro canal... então o jeito é desligar, ler um livro, ouvir a música predileta no youtube ou o velho vinil numa dessas vitrolas novas que tocam LPs de 33 e 1/3 rpm.

Tentei ver os telejornais da noite, não consegui. Não tinha nada fora do normal que me chamasse a atenção.

Nada vi sobre os médicos cubanos. Está estranho isso. Por que essa pauta foi abolida nos telejornais ? Quantos chegaram e estão atuando e onde ? Qual é a população atendida ? Estão todos satisfeitos, como fiz a propaganda do governo ? Quantos retornaram a Cuba e por que ? São 6.000, 2.000 ou 20.000 ? O que já se sabe é que são 3 anos de contrato de trabalho escravo e que Fidel Castro abocanha 70% de cada salário. Do Haiti sei que vieram mais de 20.000 entrando aos magotes pelo Peru e Acre, e daí recambiados para São Paulo onde o PT de Fernando Haddad promete vida boa para eles. Mas o que eles sabem fazer mesmo ? Na internet rolam mensagens assegurando que eles têm longa experiência em guerrilha. Afinal, vê, do Haiti...A conferir.

Ainda sobre telejornal. Que me perdoe o Bonner, o JN de hoje estava tão chato que poderia ter sido cancelado, passando direto para a novela das 9...

E aqui entro no assunto principal, que estava me coçando a língua e os sacrificados neurônios desde ontem. O anúncio da aposentadoria precoce de Joaquim Barbosa surpreendeu e a ficha ainda não caiu. Qual seria causa misteriosa por trás da enigmática renúncia ? Talvez haja mais que uma. A que me parece mais plausível foi sublinhada pelo seu chefe de gabinete, diplomata Silvio Albuquerque Silva, em depoimento ao O Globo : ameaças de morte... Podem ter sido a gota d'água.

- "Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje (ontem). Mas sinto-o aliviado pela decisão.” Silvio se emocionou ao falar sobre o anúncio da aposentadoria de Joaquim Barbosa.

- Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: “Sua hora está chegando” - relatou o diplomata, na tentativa de explicar o inesperado gesto do presidente do Judiciário brasileiro.

As ameaças foram divulgadas há uma ou duas semanas pela VEJA, que as identificou como tendo partido de militantes do PT. Nada mais coerente...Ódio puro, vindita de militantes contra o julgador dos mensaleiros, que não será perdoado. E sua segurança pessoal, como fica ? Quem late muito não morde ? Cuidado, a vingança é um prato que se come frio.

Prossegue o Globo:

"Antes do julgamento do mensalão, o ministro frequentava restaurantes e bares em Brasília e no Rio. E continuou a fazê-lo por algum tempo. No entanto, tudo mudou nos últimos meses, especialmente após a prisão de mensaleiros. Com a profusão de ameaças nas redes sociais, e o episódio em que foi abordado por um grupo de militantes do PT, ao deixar um restaurante em Brasília, Barbosa se sentiu forçado a mudar seus hábitos.

Segundo a revista “Veja”, um perfil apócrifo no Facebook dizia que o ministro “morreria de câncer ou com um tiro na cabeça” e que seus algozes seriam “seus senhores do novo engenho, seu capitão do mato”. Outro perfil dizia: “Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas. Joaquim Barbosa deve ser morto”. A Polícia Federal investiga a origem das ameaças."

Barbosa podia ficar mais 10 anos no STF porque a aposentadoria compulsória só seria atingida quando ele completasse 70 anos. Aos 59 anos, ele deixará o STF no final do mês que vem. Quer preservar a sua vida, e faz muito bem porque ele ainda tem uma bela contribuição republicana a prestar à sociedade brasileira, seja como cidadão, seja como um político aguerrido com autoridade moral inquestionável. Ele tem condições de ser o principal artífice de uma mudança de valores na política, de cima para baixo, do Planalto aos mais distantes rincões da planície.

É um grande eleitor solto no pasto, os candidatos a presidente da República, assessores, presidentes e dirigentes de partidos já devem estar assediando Barbosa atrás da tão sonhada declaração de apoio.

Fora as amaeças de morte, li também em outros espaços que as fortes dores na coluna também contribuíram. Assim como a entrada dos últimos 2 ministros do STF nomeados por Dilma, que alteraram a composição e em seus votos deixaram clara a intenção de flexibilizar o julgamento do mensalão. Nessa linha de raciocínio, talvez Barbosa tenha se convencido de que o Supremo daqui para a frente vai abrir a guarda para a revisão das penas dos mensaleiros e suavizar o seu cumprimento nos presídios da vida. e que isso não teria mais volta. Entretanto, o ministro foi diplomático, um tanto lacônico, evasivo, nas palavras com que anunciou o afastamento, o que faz aumentar o teor de especulações sobre qual teria sido a razão primordial da sua corajosa decisão.

Sobre como será o comportamento do político Joaquim Barbosa só ele mesmo poderá dar algumas dicas nas próximas entrevistas (começou pela concedida ao Roberto D'Avila na GNews, há 3 ou 4 semanas). Os paparazzi da política vâo marcar Barbosa em cima, principalmente depois que ele voltar para casa, para registrar os lances de possíveis articulações que terceiros venham a fazer em torno do ainda ministro, em busca de furos e revelações de grande impacto político ainda este ano. Também li que vai criar uma Fundação Joaquim Barbosa, que poderá ser o vetor de um partido político próprio. Tudo é possível e nada se pode descartar. Inclusive o apoio declarado a Aécio Neves que seria fundamental num segundo turno entre Aécio e Dilma como o próprio Lula previu hoje, pela primeira vez admitindo que haverá segundo turno. O que é ótimo parta a democracia.

Já o apoio de Maluf a Dilma dá ao PT, na coluna de crédito, apenas o tempo de TV, bem precioso numa corrida tumultuada como será essa, cuja largada será dada assim que a Copa terminar. Na coluna de débito, Maluf só faz adesivar em Dilma e no PT suas logomarcas negativas de foragido da Justiça e a Polícia Internacional.

Vou ficar por aqui.

As movimentações de bastidores, muito rápidas, sorreteiras e promissoras, logo darão origerm a novas manchetes e fatos, e isso nos propiciará escrever um pouco mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário