segunda-feira, 26 de maio de 2014

UNILEVER DESBANCA CASAS BAHIA

Post de Berto Filho

A coluna do Lauro Jardim, o "Radar Online" da VEJA, é uma fonte imprescindível para este escriba que observa a realidade de longe. na distância e no tempo,  Volta e meia vou fisgar uma nota pronta lá. Como esta, que segue.


Já escrevi aqui sobre as limitações de um cronista. Embora eu tenha vontade de de ser "o primeiro a dar as últimas", jargão do saudoso "Reporter Esso" da Rádio Nacional, teria que, para isso, montar um aparato de redação, apuração e investigação que sairia muito caro para este cronista bancar sozinho. Vou por intuição.

Crônica não é reportagem. É uma opinião pessoal sobre um ou vários fatos presentes, passados e até futuros (não faço  predições - porque não sou vidente - e sim aponto tendências, sempre sob a ótica dos valores do cronista).  Você pode divergir ou concordar em parte ou no todo. Estou sempre aberto para assimilar pontos de vista não coincidentes com os meus.

Mas chega de lero-lero. Vamos ao que serve. A marca campeã de 2013 é a Unilever.


O maior anunciante do Brasil

Certamente por uma mudança de estratégia por parte do novo controlador, o Casino, a Casas Bahia perdeu a posição de maior anunciante do Brasil, após onze anos. O dado é do ranking Agências & Anunciantes, que o Meio & Mensagem tornará público na segunda-feira.

O novo líder é a Unilever, que investiu 1,546 bilhão de reais em propaganda em 2013.

Outra surpresa do levantamento é o ainda desconhecido laboratório mexicano Genoma, que desembarcou no Brasil há apenas quatro anos. Já é o terceiro maior anunciante, com 989 milhões de reais em investimentos, uma cifra 279% maior que a do ano anterior, quando ocupava um modesto 24º lugar entre os maiores.

Entre as agências, a Y&R confirmou sua liderança pelo 12ª ano consecutivo, seguida pela Borghi Lowe, que pulou do quinto para o segundo lugar.

O maior salto do ranking, quem deu, entretanto, foi a paranaense Heads, que aumentou 241% o volume de compra de mídia em 2013 em comparação com 2012 (passou de 75 milhões de reais para 255 milhões de reais).

As dez empresas que mais anunciaram em 2013:

1) Unilever: 1, 546 bilhão de reais

2) Casas Bahia: 1,145 bilhão de reais

3) Genomma: 989 milhões de reais

4) Caixa: 584,7 milhões de reais

5) Ambev: 563,8 milhões de reais

6) Petrobras: 498 milhões de reais

7) Hypermarcas: 454,6 milhões de reais

8) Volkswagen: 376,2 milhões de reais

9) Reckitt Benckiser: 367,1 milhões de reais

10) Telefonica: 365 milhões de reais



As dez agências de publicidade que mais investiram em compra de mídia em 2013:

1) Y&R: 2,4 bilhões de reais

2) Borghi Lowe: 1,2 bilhão de reais

3) Ogilvy e Mather Brasil: 1,1 bilhão de reais

4) Almap BBDO: 1 bilhão de reais

5) WMcCann: 908,4 milhões de reais

6) Publicis PBC Comunicação: 731 milhões de reais

7) NBS: 730,1 milhões de reais

8) F/Nazca S&S: 667,7 milhões de reais

9) JWT: 665 milhões de reais

10) Africa: 622 milhões de reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário