quinta-feira, 15 de maio de 2014

GUERRA FRIA II

Post de Berto Filho

A chamada Guerra Fria entre a Rússia da balalaica, da matrioshka e do Serguei Rachmaninoff, e os Estados Unidos de Cole Porter , do rugby e da NBA ressurgiu das cinzas.  

Putin e Obama entraram em clinch mas felizmente ainda se falam por telefone para evitar uma guerra mundial por engano..... E não tem ONU que separe esse clinch se os telefonemas forem interrompidos definitivamente. 

Lembremo-nos : Obama e Putin são políticos em busca de um lugar na História e perante seus povos. Eles podem querer mas nunca vão ter aprovação unânime. Sempre haverá dissidentes. Ainda que isso não agrade ao ditador Putin.

Numa crônica de tiro curto como esta não cabe contar a história completa. Vou contar pelas bordas. 

O motivo da guerra fria de hoje é a Ucrânia. A Rússia produz gás, uma parte desse gás-energia atravessa dutos que passam pela Ucrânia e abastece países da Europa, que,em parte, são dependentes dessa fonte de energia.

Voltando à tradição czarista da velha Rússia de antes de Stálin, Putin quer consolidar sua hegemonia na região intimidando militar e diplomaticamente pedaços estratégicos da Ucrânia para que adiram na marra (através de referendos tidos como nada legais pelo Ocidente) à Federação Russa e assim vão reforçar ainda mais o controle de Putin sobre o abastecimento de energia da Ucrânia e de parte da Europa. Com a Ucrânia subjugada, isso é mais fácil. Além, é claro, de Putin massagear o seu fabuloso ego de glorioso restaurador do poder imperial da antiga União Soviética, que, acho eu, está por trás dessa expansão territorial que começou pela Crimeia e vai avançando por outras repúblicas menores.

Então, acompanhe, prezado leitor, pelos telejornais, sites e jornais diários os lances na Ucrânia para ficar por dentro dessa nova e perigosa versão da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário