sexta-feira, 9 de maio de 2014

O SEGUNDO TURNO ESTÁ BATENDO NA PORTA

Post de Berto Filho

Os resultados das pesquisas das eleições presidenciais vão na direção do 2o. turno.


Dilma Rousseff                         Foto : Google

Hoje, 6a.feira, o Datafolha aponta que Aécio subiu 4 pontos, e que os 37% de intenções de Dilma já estão superados pela soma das intenções de votos nos demais candidatos, que alcança 38%.

É uma queda de braço, de 2 contra uma - Aécio mais o 2 em 1 de Eduardo Campos e Marina contra Dilma, porque os nanicos, no momento, não entram no radar. Brancos, nulos e indecisos sim, somam e valem muito. Hoje são 24%, número alto, um contingente que vai ser atacado com redes de pesca de arrastão pelos marqueteiros dos candidatos. 

Outro número nada agradável para Dilma é que 58% gostariam que Lula fosse o candidato do PT. O Volta Lula não foi desarmado, apesar das aparências.

Aécio Neves (PSDB) aparece com 20%. O tucano apresentou a maior variação entre todos os concorrentes e cresceu quatro pontos em relação ao início de abril. Eduardo Campos (PSB) aparece em terceiro lugar com 11% . Em abril tinha 10% e em fevereiro, 9%.

Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Os indecisos são 8%.
Em abril, Dilma tinha 38% das intenções de voto, Aécio aparecia com 16% e Campos, 10%. Em fevereiro, o cenário apontava 44% para Dilma, 16% para Aécio e 9% a Campos.

O levantamento do Datafolha, que ouviu 2.844 pessoas em 174 cidades, foi realizado depois do pronunciamento de 1º maio da presidente Dilma. O nível de confiança é de 95%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, há um empate técnico entre todos os candidatos.

LulaA pesquisa revela ainda que 58% gostariam que o ex-presidente Lula fosse o candidato do PT. Entre os que têm preferência pelo PT, 75% afirmam que preferem Lula a Dilma nas eleições deste ano. 

Aumentou de 72 para 74% o porcentual dos que desejam mudanças sem Dilma. Por incrível que pareça, pois é trocar 6 por meia dúzia, 38% dos entrevistados confessaram que Lula é o mais preparado para realizar as mudanças. E 15% citaram Dilma. Em abril, a presidente aparecia com 16%. E em fevereiro, com 19%.

O desempenho de Aécio e Campos melhorou. Em fevereiro, 10% apontavam Aécio como o candidato preparado para fazer mudanças no país. Agora, 19% têm esta opinião. Já Eduardo Campos, antes apontado por 5%, agora subiu para 10%.

Dilma tem a maior rejeição, 35%, seguida de Campos (33%), Aécio (31%) e Lula (17%).

E la nave va...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário