domingo, 4 de maio de 2014

VIOLENCIA NO RIO PREOCUPA CARTOLAS INGLESES

Post de Berto Filho

Cartolas ingleses estão 'apavorados' com violência no Rio
Responsável pela segurança da seleção na Copa foi flagrado pelo jornal 'Daily Mail' enquanto relatava a preocupação dos dirigentes com os crimes na cidade



Ônibus são incendiados durante manifestação no Rio de Janeiro (Antonio Scorza/Agência O Globo)

O responsável pela segurança da delegação da Inglaterra na Copa do Mundo visitou o Brasil recentemente – e foi flagrado por um repórter do jornal Daily Mail enquanto relatava os temores de seus superiores na Federação Inglesa (FA, na sigla original). Em reportagem publicada neste domingo, o diário londrino afirma que Tony Conniford, ex-policial que está trabalhando nos preparativos para a chegada dos ingleses ao Brasil, revelou ao seu interlocutor (um brasileiro que não foi identificado) que os dirigentes ingleses estão "apavorados" com as notícias sobre o banditismo no Rio de Janeiro, cidade onde a equipe ficará concentrada. O jornal destaca que o hotel escolhido pela FA (o Royal Tulip) é próximo da favela da Rocinha, e que
a onda de ataques às UPPs na cidade aumentou a preocupação dos ingleses com a segurança na Copa.

"Os problemas daqui estão em todos os jornais. Está ruim. Eu recebo ligações dos meus chefes, apavorados, perguntando: 'Tony, você tem certeza de que é seguro?' Eles querem saber se o time estará protegido. Estão preocupados mesmo", contou o ex-policial no diálogo ouvido pelo repórter do Daily Mail.


O jornal critica a decisão da FA de colocar o time no Rio e lembra que a única outra seleção que decidiu ficar na cidade, a Holanda, escolheu um hotel mais próximo ao seu local de treinamentos. A Inglaterra vai treinar na Escola Militar da Urca, distante cerca de 15 quilômetros do Royal Tulip. "O trânsito é terrível. Será um pesadelo mesmo com escolta policial. Precisamos achar uma forma de levar o time de um ponto a outro sem que fiquemos parados no trânsito. Caso contrário, ficaremos presos no ônibus o tempo todo", disse o chefe de segurança inglês.

Pelo que é possível concluir num dos trechos da conversa, o interlocutor de Conniford estaria ligado à organização do evento. "Vocês precisam saber que devem exigir de qualquer um a exibição de uma credencial. Eles devem checar e rechecar todo mundo", diz o inglês ao brasileiro não-identificado ao tratar da segurança no hotel e no local de treinos. "Não podemos deixar ninguém entrar, porque uma vez dentro de lá, alguém pode ir direto para o elevador e para os quartos dos jogadores." Deixando claro que está tão preocupado quanto seus superiores, o ex-policial reitera: "Devemos estar totalmente vigilantes. Não podemos cometer nenhum erro. A segurança deve ser uma prioridade máxima." A FA disse apenas que confia no trabalho de seu especialista em segurança e que "Tony foi ouvido enquanto fazia o seu trabalho, apenas isso".

Agora é comigo : se fossem só os ingleses os apavorados, tudo seria resolvido mais facilmente. Presumo que os ingleses não estão sós. Os holandeses vão ficar na Urca, talvez um pouco mais blindados. O drama é o deslocamento das delegações no trânsito caótico. Tem que ter escolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário