sexta-feira, 2 de maio de 2014

EU NÃO TENHO ONDE MORAR

Post. de Berto Filho

EU NÃO TENHO ONDE MORAR


Pensando no drama dos sem teto, peguei uma carona na comemoração do centenário de nascimento do grande Dorival Caymmi – em 30 de abril - e fiz uma paródia da letra da canção do mestre "Eu não tenho onde morar", cuja melodia acredito que você conhece. Só troquei algumas palavras para a letra ficar mais compatível com a situação dos sem teto. Perdão, Caymmi.

A letra original do Caymmi é o canto de um morador de praia que se lamenta por não ter onde morar junto com a sua amada Maria que mora com as outras ...

"Eu não tenho onde morar,
é por isso que eu moro na rua
eu não tenho onde morar
é por isso que eu moro na rua

eu nasci pequenininho
como todo mundo nasceu
todo mundo mora direito
quem mora torto sou eu

eu não tenho onde morar
é por isso que eu moro na rua
eu não tenho onde morar
é por isso que eu moro na rua

Eu vivo à margem da vida
com a sorte que deus me deu
maria mora com as outras
quem paga o pato sou eu
eu não tenho onde morar
é por isso que eu moro na rua..."

É, o sem teto no samba do Caymmi cai bem ...

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto é um dos movimentos sociais da base aliada do governo federal, não é um partido mas se comporta como se fosse. Quem não tem onde morar é problema do poder público, que tem que achar uma forma de tirar da rua e dar casa a quem não tem.

O programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, financiado pela Caixa, poderia esticar uma asa para cobrir os sem teto, nem que seja provisoriamente, em barracas e tendas minimamente confortáveis, em terrenos das prefeituras, até que seja possível o sem teto e sua família se tornarem os novos felizes Com Teto ...

Aí o Com Teto cantaria a música de Caymmi com esse refrão :

 "Eu já tenho onde morar...Consegui o que eu queria ...
Eu já tenho casa própria ... pra morar com a Maria...”

Rua não é casa ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário