sexta-feira, 2 de maio de 2014

LULA SEPULTA O VOLTA LULA

Post de Berto Filho

O título é insólito : "Lula sepulta o Volta Lula". Sepulta mas deixe um buraco aberto na tampa para não calar por asfixia o grito temporariamente abafado. É difícil acreditar em promessa do PT. 

Mas vamos ao fato. A foto abaixo registra um lance (de reiterada reaproximação simbólica) que havia sido cantado desde que o criador lançou a criatura e fez de um poste a sua sucessora.



Dilma e Lula participam do 14° Encontro Nacional do PT, em São PauloMichel Filho/ O Globo
A matéria abaixo é do Globo, assinada por Silva Amorim e Germano Oliveira

Sem a presença do PR, que lançou nesta semana o movimento "Volta, Lula", a cerimônia de abertura do 14º Encontro Nacional do PT em São Paulo se transformou nesta sexta-feira à noite em ato para reafirmar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. No evento do PT, da plateia às autoridades no palco, as palavras foram de apoio à petista, que enfrenta o momento político mais delicado de seu governo, com queda de popularidade e rumores de uma candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discurso aos petistas, Lula disse que não se pode "brincar na eleição".

- Foi importante o Rui Falcão (presidente nacional do PT) colocar aqui a Dilma como pré-candidata. Vamos parar de imaginar que existe outro candidato que não a Dilma, os adversários tiram proveito disso - afirmou ele.
Segundo Lula, "nós estamos com o jogo mais ou menos garantido, mas não podemos entrar de sapato alto". O ex-presidente acrescentou que irá subir em todos os palanques do PT, mesmo que no estado existam dois ou mais partidos da base aliada com candidatos ao governo. Ainda no discurso, Lula fez referência às viagens que fará nas próximas semanas (para a África e para a Bolívia).
- Depois disso, eu estarei por conta da campanha.

O ex-presidente elogiou o discurso da presidente pelo 1º de Maio, quando anunciou o reajuste da tabela do Imposto de Renda e do Bolsa Família, mas também usou o tempo da cadeia nacional de rádio e TV para atacar os partidos de oposição.

- Parabéns pelo pronunciamento. Penso que você estava precisando fazer um discurso daquele, os trabalhadores também e o PT também - afirmou Lula.

Para o ex-presidente, "há um processo em andamento que chega a ser uma perseguição ao nosso partido". Segundo ele, há ataques contra as principais lideranças do PT, enquanto "o mensalão mineiro, de fininho, voltou para Belo Horizonte".
- Eles (referência às oposições) não admitem que a gente consiga provar que é possível fazer neste país o que eles não fizeram há tantas décadas.

O ex-presidente também voltou a atacar a imprensa, ao dizer que ela funcionaria hoje "como o principal partido de oposição".
- Você se prepare, porque o mesmo vai acontecer com você - afirmou Lula, dirigindo-se a Dilma.

No evento, em votação simbólica puxada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, Dilma teve sua pré-candidatura formalizada. Para os militantes, Falcão explicou que não há neste ano "tarefa mais importante do que obter nas urnas um segundo mandato para a companheira Dilma".

Numa resposta aos simpatizantes do "Volta, Lula", o público de dirigentes e militantes petistas receberam Dilma entoando gritos de "Um, dois, três. É Dilma outra vez" e "Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

Condenados no julgamento do mensalão como o ex-ministro José Dirceu e ex-deputado José Genoino também foram homenageados pela plateia. Eles foram lembrados com frases como "Dirceu guerreiro do povo brasileiro" e "Genoino guerreiro do povo brasileiro".

Ministros, governadores e representantes de partidos aliados engrossaram as fileiras da festa petista. Participaram do evento o PMDB, PSD, PTB, PC do B, PP, PROS, PTC e PTN. A exceção ficou por conta do PR, que nesta semana liderou o movimento "Volta, Lula".

No microfone, aliados também reforçaram a candidatura à reeleição de Dilma.
- Apoiamos a sua reeleição e não queremos nada em troca. Seria intolerável que a presidenta Dilma não tivesse direito a sua reeleição afirmou a representante do PSD, Alda Marco Antônio.
- O PTB está ao seu lado pela sua reeleição, presidenta - disse Benito Gama, do PTB.


Estou de volta : o PT e sua base, debaixo de pesado tiroteio de futuras CPIs e Lava-Jatos de todos os calibres, tinha que dar o troco e mostrar que vai tentar reverter, e já na próxima pesquisa, a tendência de queda. O problema mais agudo é fazer os mais de 70% do eleitorado que quer mudança sem Dilma aceitarem a permanência de Dilma sem mudança.... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário