quinta-feira, 22 de maio de 2014

PESQUISA DO IBOPE FORTALECE TENDÊNCIA PARA O SEGUNDO TURNO

Post de Berto Filho

Há várias forma de interpretar números.
Na pesquisa do Ibope divulgada hoje, comparada com a de 17 de abril, Dilma vai de 37 para 40. Aécio sobe de 14 para 20 (o dobro de Dilma) e Campos salta de 6 para 11%.

Aécio e Campos marcaram 11 pontos contra 3 da Dilma.
E os votos em branco e nulos cairam de 24 para 14%.

Quem vai decidir a eleição são as ovelhas desgarradas dessa manada de 14% que hoje anularia o voto ou votaria em branco, e os indecisos.  Os marqueteiros não perderão de vista ações de mídia para manter as intenções de voto supostamente já conquistadas para seus candidatos ou ações para "roubar" intenções dos redis alheios, mas o foco deverá se concentrar na captura e na cristalização de intenções de voto desse bando de desgarrados.

A subidinha de Dilma deve ser creditada aos programas de TV do PT e à superexposição de uma campanha publicitária em que o governo exibia suas obras, que coincidiram com as consultas aos entrevistados.

De agora até o fim da Copa, dificilmente esses números vão sofrer variações expressivas, a menos que algo de muito sério ocorra entre 12 de junho e 13 de julho. Esses deverão ser os números com que os três principais candidatos começarão a disputa a partir de 19 de agosto. Mais provavelmente rumo ao 2o turno. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário